Cabelo afro e cacheado está em alta entre famosos e também nas passarelas
Olá pessoal
Como não valorizar uma matéria como essa que, além de reforçar o nosso trabalho em relação ao resgate da identidade brasileira "Tippo Brasil", aborda personalidades tão carismáticas e emblemáticas para a africanidade brasileira que estão, definitivamente, abolindo às "chapinhas".
Vejam essa post do site uol:
Conhecidos, também, por serem mais ressecados, os fios afro necessitam de cuidados específicos, já que apresentam menor maleabilidade e ainda possuem maior "frizz" --aqueles indesejáveis fios arrepiados--, que pode ser controlado, ao manter os cabelos mais hidratados.
Durante as últimas semanas de moda em São Paulo e no Rio de Janeiro, o visual cacheado esteve presente nas passarelas. Na TV, as atrizes da novela "Em Família" (Globo), Erika Januza, Lica Oliveira e Elina de Souza também abusam dos fios volumosos, assim como Taís Araújo, que assumirá os fios afro na próxima novela das sete, "Geração Brasil". Já a atriz Lupita Nyong'o, atual queridinha dos fashionistas, investe em um visual mais moderninho, cheio de estilo.
"Por não ter uma forma lisa na estrutura, a oleosidade do couro cabeludo não percorre toda a extensão do fio e ,com isso, os cabelos afros tendem a ser mais ressecados nas pontas", explica Fernando Paolo, cabeleireiro especialista em visuais afros do Studio Fernando Fernandes, em São Paulo. Esse é um dos principais motivos que interferem no aspecto saudável dos fios crespos. A seguir, veja alguns cuidados básicos e sugestões de produtos que potencializam a saúde do fio crespo:
Rotina de cuidados
Como os cabelos são mais volumosos, os cuidados incluem tratamento reconstrutor, uso diário de xampu, condicionador e leave-in específico, além de protetores térmicos, quando os cabelos forem expostos ao calor do secador. Esses produtos fazem com que os fios fiquem mais brilhantes e com volume ideal. "O fio afro precisa de nutrição específica, com peso molecular menor para conseguir uma maior recuperação. O ideal é fazer hidratações profundas a cada 15 dias, com produtos indicados para o cabelo afro", orienta Paolo.
Para as mulheres que colorem os fios, vale ressaltar que a química nos cabelos cacheados deve ser diferenciada e a saúde do fio interfere na coloração. "Os tons de dourado, acobreados e vermelhos ficam ótimos", indica Waleska Zanyour, cabeleireira da Werner Coiffeur, no Rio de Janeiro.
Depois de quimicamente tratados, os cuidados com as madeixas devem ser redobrados e para os demais processos químicos, como alisamentos e relaxamentos, os fios precisam ser avaliados por um profissional e os procedimentos não devem ser realizados em casa. "A fórmula para estes processos é extremamente forte. A combinação de tintura e alisamento ou relaxamento pode ocasionar a quebra dos fios", explica Sonia Nesi, cabeleireira no salão de mesmo nome, no Rio de Janeiro.
A maquiadora e cabeleireira Carla Biriba quis explorar ao máximo os guetos, que serviram de inspiração para a coleção da Ausländer. O cabelo frisado, da foto acima, foi elaborado com muitos grampos próximos ao couro cabeludo. Os acessórios ficaram presos aos fios durante uma hora e, depois, retirados. A raiz, lisa, leva apenas spray, assim como o cabelo todo. (Fonte: UOL)