Melhor preço

domingo, 18 de maio de 2025

Os Melhores Estilistas de Moda no Brasil e no Mundo

 Os Melhores Estilistas de Moda no Brasil e no Mundo

A moda é uma arte que evolui com o tempo, impulsionada por estilistas visionários que deixam sua marca no mundo da alta costura, prêt-à-porter e street style. Conheça alguns dos nomes mais influentes do Brasil e do exterior, suas referências e o que eles estão fazendo atualmente.

Brasil


1. Oskar Metsavaht (Para reviver, pela sua sustentabilidade e criatividade)

Oskar Metsavaht, fundador da Osklen, é conhecido por suas frases que refletem sustentabilidade, conexão com a natureza e inovação na moda. Uma de suas frases mais conhecidas é:

"Sustentabilidade é uma questão de ética, não de moda."

Ele frequentemente fala sobre a importância de integrar a moda com a responsabilidade social e ambiental. 

"A moda pode ser uma ferramenta de transformação social e ambiental, se usada com consciência."

Ele acredita no poder da moda para promover mudanças positivas no mundo.



Quem é Oskar Metsavaht, o médico que fez da Osklen uma febre.
Sem saber desenhar, ele esteve à beira da falência duas vezes; hoje, tem a Alpargatas como sócia – e é admirado por Madonna e Marc Jacobs.

Apontado pela revista americana FastCompany como uma das 100 personalidades mais inovadoras do mundo no ano passado, Metsavath acumula deferências mundiais: foi o primeiro estilista brasileiro a merecer uma reportagem de página inteira da Vogue América; sua Osklen foi apontada como uma das marcas mais badaladas do mundo pelo site de tendências WGSN, e foi nomeado embaixador da Boa Vontade pela Unesco, entre outras distinções.

  • Referências: Cultura amazônica, arte indígena, sustentabilidade.
  • Atualidade: Fundador da Osklen, Metsavaht investe fortemente em moda consciente e coleções que combinam inovação e responsabilidade ambiental, ficando sempre à frente das tendências eco-friendly.

2. Gloria Coelho (Elegância e inovação)
    

Em seus 50 anos de história, a marca Gloria Coelho já foi premiada diversas vezes no Phytoervas Fashion Awards como melhor estilista, recebeu o Prêmio Champion of Fashion Targets Breast Cancer, CFDA Foundation IBCC 2003, além dos: Prêmio Moda Brasil de Melhor Estilista do ano de 2009/2010, Prêmio da revista Época São Paulo de melhor estilista do ano de 2010/2011, Prêmio Mulher Destaque 2013 e o Prêmio Shell de teatro como Melhor figurino 2014 edição 27°.

Além disso, Gloria Coelho já desfilou suas coleções na Madrid Fashion Week (Espanha), no desfile beneficente em Isschot (Bélgica), e na Semana de Moda de Lisboa (Portugal), onde também teve suas coleções expostas no Museu da Cidade de Lisboa em 2004.

Lançou seu primeiro livro - Coleção Moda Brasileira by Gloria Coelho em 2007 e seu segundo livro foi lançado em 2011 juntamente com a abertura da exposição “Gloria Coelho – Linha do tempo” no Museu da Casa Brasileira, sendo a exposição mais visitada desde a inauguração do Museu. Saiba mais...

3. Alexandre Herchcovitch

Alexandre Herchcovitch é um estilista brasileiro que nasceu em 21 de julho de 1973, na cidade de São Paulo. Se apaixonou pela moda ainda novo, quando acompanhava a sua mãe que trabalhava no ramo de lingeries. 

Com a ajuda da mãe, aprendeu corte e costura e fez um vestido de organza com apenas 16 anos de idade. Se formou em moda aos 22 anos pela Faculdade Santa Marcelina e teve grande sucesso no seu desfile de formatura. 

Seus designs disruptivos que desafiam o status quo chamaram a atenção e sua carreira logo decolou. Em 1994, estreou a marca Herchtovitch; Alexandre no evento que deu origem ao São Paulo Fashion Week. 


Mundo

1. Karl Lagerfeld (1900s-2019)


  • Referências: Haute couture, fotografia, cultura pop.
  • Atualidade: Mesmo falecido, seu legado é perpetuado pelos kemps de sua marca Chanel, Fendi e sua própria linha, que continuam influenciando tendências globalmente.

Família, infância e adolescência Karl Lagerfeld nasceu em Hamburgo, na Alemanha, no dia 10 de setembro de 1933. Filho do empresário alemão, Otto Lagerfeld, e da sueca Elizabeth Bahlmann, gerente de vendas de uma loja de departamento e dona de um forte senso estético, teve uma irmã mais velha, Martha Christiane, morta em 1951, aos 14 anos, devido a complicações decorrentes de asma.Sua família, com negócios nas áreas de alimentos e tabaco, era influente e abastada, o que lhe possibilitou uma educação privilegiada em escolas particulares e fluência em várias línguas, como francês, inglês e italiano. No entanto, com a chegada da Segunda Guerra Mundial, o cenário mudou consideravelmente. O conflito afetou seu lar, sua cidade natal e sua própria sensibilidade estética.Durante a guerra, a família de Lagerfeld foi obrigada a deixar Hamburgo e se mudar para uma casa em Bad Bramstedt. Em entrevistas, o estilista relatou como foram obrigados a abandonar a maior parte de seus pertences e viver em condições precárias.


Com ataques aéreos constantes, a paisagem de Hamburgo foi completamente destruída. Anos mais tarde, ele afirmou que aquele cenário devastado, com escassez de alimentos e roupas, influenciou profundamente sua visão de moda. Ele descreveu como as pessoas na Alemanha se vestiam com roupas improvisadas, muitas vezes feitas à mão, com qualquer tecido e material disponível.Aos 17 anos, Lagerfeld decidiu se afastar de sua família e se mudou para Paris.  Saiba mais...

2. Virgil Abloh (1980-2021)


Virgil Abloh foi um inovador singular na indústria que morreu repentinamente aos aos 41 anos em novembro de 2021 deixando um importante legado. Agora, a influência do criativo e empreendedor é explorada em uma biografia entitulada Make It Ours: Crashing the Gates of Culture. Escrito pela crítica vencedora do Prêmio Pulitzer Robin Givhan, o livro explora o legado duradouro de Virgil na indústria da moda e além.

Quando o designer foi nomeado diretor criativo da linha masculina da Louis Vuitton em 2018, ele se tornou o primeiro designer negro a atuar num cargo de tamanho prestígio na marca em seus quase 170 anos de história. Antes disso, ele fundou a Off-White e a Pyrex, fez uma serie de colaborações de grande sucesso com a Nike e lançou livros. Make It Ours, no entanto, explora “muito mais do que sua própria jornada”, afirma a descrição do livro, e se concentra no impacto do trabalho transformador de Abloh.

"Eu estava interessada na carreira de Virgil Abloh na moda porque eu não a entendia. Eu cobria a indústria de uma infinidade de perspectivas por décadas, mas o sucesso de Virgil — e mais importante, sua popularidade — eram enigmas fascinantes”, Givhan disse à revista People. “Sua formação não era tradicional, então isso era intrigante. Mas seus fãs trataram sua ascensão como uma vitória coletiva e inovadora. Isso ressoou de uma forma profundamente pessoal que eu nunca tinha visto antes. Eu queria saber por quê. Por que Virgil?”

  • Referências: Streetwear, arte contemporânea, cultura urbana.
  • Atualidade: Apesar de sua morte, a Off-White e a colaboração com marcas como Nike continuam sendo referências na moda urbana e de luxo.

3. Stella McCartney


Stella Nina McCartney CBE (nascida em 13 de setembro de 1971) é uma estilista britânica, filha do ex-Beatle Paul McCartney e da fotógrafa Linda McCartney. Ela é conhecida pelas suas coleções de moda sem pele e sem couro, e pela parceria de longa data com a Adidas, que resultou em uma linha de roupas esportivas com o seu nome, diz a Adidas. Stella também é uma defensora do ambientalismo e dos direitos dos animais, o que se reflete em sua filosofia de design e na escolha de materiais.  Biografia: Nascimento: 13 de setembro de 1971, Londres, Inglaterra.  Pais: Paul McCartney (cantor e compositor) e Linda McCartney (fotógrafa e ativista).  Formação: Estagiária em Christian Lacroix aos 16 anos, graduada em Design de Moda pela Central Saint Martins.  Carreira: Design para a Chloé após a saída de Karl Lagerfeld.  Colaborações com a Adidas desde 2004. 

Diretora criativa da Equipe da Grã-Bretanha para as Olimpíadas de 2012 e 2016.  Desenho do vestido de casamento de Meghan Markle.  Lançamento de perfumes, como Stella (2003) e POP (2016).  Lançamento de coleções para a H&M e outras marcas.  Filhos: Tem quatro filhos com o marido, Alasdhair Willis.  Reconhecimentos: Condecorada com a Ordem do Império Britânico (CBE) em 2023.  Sustentabilidade: Adota uma filosofia de design sustentável, usando materiais alternativos e promovendo a conscientização ambiental. 

Há mais de duas décadas, Stella McCartney mostra ao mundo que não é apenas a filha do ex-Beatle Paul McCartney, e muito menos somente mais uma figura qualquer na indústria fashion. Ela é, na verdade, uma designer de moda que se destaca a cada criação, e se consolida como uma defensora incansável da sustentabilidade e da ética na área.

No desfile mais recente da marca homônima da britânica, apresentado durante o Paris Fashion Week, peças com materiais alternativos ao couro e ao pelo de animais, por exemplo, não poderiam faltar. Na web, a coleção de outono/inverno 2024/25 foi bastante comentada. A coluna traz uma retrospectiva da trajetória de Stella para ressaltar a criatividade e a relevância da estilista na indústria. Vem conferir!

  • Referências: Sustentabilidade, moda orbitando o luxo com ética.
  • Atualidade: Uma das principais defensoras da moda sustentável, Stella inovou com materiais ecológicos e mantém seu status como ícone de estilo consciente.
Espero que curtam batente e compartilhem com toda sua Network.