Tippo Brasil, tipo Adriana Barra.
Enfim, encontrei uma estilista que expressa em seu trabalho, tudo do que mais procuramos nos diversos profissionais da moda, no que se refere a uma "identidade brasileira".
Adriana Barra é formada em Estilismo pela Faculdade Santa Marcelina e em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte. Morou e estudou artes e design fora do país, em cidades como Florença (Itália) e Londres (Inglaterra). Depois de trabalhar em peças publicitárias e ter sido sócia da marca de biquíni Cadê Leila, ela se aventurou na criação da sua marca homônima em 2002.
Com a grife, Adriana Barra conseguiu criar seu universo paralelo, rico em cores vibrantes e estampas exclusivas. Seus vestidos longos e coloridos ficaram mundialmente conhecidos como um sinônimo de brasilidade. E a alegria de seus desenhos transcenderam o mercado de moda e passaram a integrar objetos de decoração, móveis e até eletrodomésticos.
A estilista
Adriana Barra está entre as principais estilistas do país; seu trabalho marcado por cores vibrantes e que expressam um pouco mais de toda a natureza encontrada no Brasil conquista a cada ano mais admiradoras. O sucesso das coleções lançadas por ela para embelezar o mundo fashion ultrapassou barreiras e invadiu a decoração de interiores abrangendo desde tecidos para cortinas, estofados e almofadas até eletrodomésticos.
A mistura de tonalidades fortes, os desenhos que remetem a natureza, além da feminilidade presente em suas peças são ótimos para demonstrar delicadeza, criatividade e imagem autêntica. Nascida no Paraná, Adriana Barra é formada em estilismo pela Faculdade Santa Marcelina e fotografia pela Escola Panamericana de Arte, duas instituições de São Paulo. No mercado com a marca que leva seu nome há 13 anos a estilista não se cansa de inovar.
A Trajetória de Adriana Barra
No mercado com a marca que traz o próprio nome desde 2002, Adriana Barra é uma das queridinhas da moda no Brasil, especialmente por quem ama composições repletas de cor, vivacidade e ilustrações que remetem a natureza. Formada em estilismo e fotografia, a designer busca com o trabalho que realiza apresentar cada vez mais desenhos que tragam lembranças de dias quentes, sol forte e do clima típico brasileiro. Estampas, misturas de tonalidades fortes e flores têm presença garantida a cada coleção de produtos apresentada pela profissional.
Nascida em um domingo de carnaval, Adriana Barra se define como uma pessoa de sol, por isso, todas as coleções que lança, inclusive as de outono e inverno, propõem trazer alegria, cores e desenhos que levam sempre a pensar em dias ensolarados. Adriana Barra afirma que a escolha pela profissão de estilista e designer teve relação com a mãe, artista que realiza trabalhos manuais como pintura de porcelana e crochê.
Para se especializar ainda mais na profissão, Adriana morou em Florença, na Itália, onde cursou Design de Interiores, e em Londres, especialmente para estudar Artes. Antes de abrir a própria marca, trabalhou como diretora de filmes publicitários e também foi sócia da marca de biquínis Cadê Leila?
Adriana Barra na Decoração
Fora da moda para passarelas e dia a dia, a estilista Adriana Barra assina ainda o projeto paralelo “Tea, see… do!?”, sua linha de produtos para casa composta por tecidos. Fabricados em quatro tipos de algodão, com tratamento impermeabilizante e anti-mofo, os artigos estão divididos em 10 modelos, todos com muita cor, ilustrações de flores e que remetem a natureza, o que marca o trabalho feito pela designer. Essas peças da Adriana Barra são ideais para serem transformadas em cortinas, capas para sofá, forros para cadeiras e tudo mais que a imaginação permitir.
A marca
HÁ CERCA DE 10 ANOS, em mais uma entrevista que poderia ter um resultado monótono, conheci Adriana Barra. Ledo engano: se há algo que seu sorriso não possui é a normalidade do usual. Logo foi possível concluir que a moda brasileira precisava dela e de suas criações intemporais, divertidas e cheias de personalidade. Outrossim, trata-se de um raro exemplo de estilista brasileira que não se inspira nas criações do lado de cima da linha do Equador. Tem identidade marcante, algo raro para qualquer cabecinha fashion. Não que ela tenha escapado de rótulos. Rainha da tropicália, a moça das flores ou a diva das estampas são alguns deles. De fato ela é a perfeita tradução de tudo isto. Mas os anos fizeram bem à marca, que começou em 2002 e nunca mais parou de se reinventar. Para começar, sua essência é um esmerado e único trabalho de estamparia digital. Redundante é falar que sua label tem qualidade.
Hoje Adriana Barra oferece lifestyle, quesito fundamental para uma empresa que soube se manter jovem, saiu da mesmice dos vestidos longos e emplacou uma mulher cosmopolita com itens para todos os gostos. Os nascidos na nação verde-e-amarela diriam que suas clientes vivem entre São Paulo e Rio de Janeiro. Mas a verdade é que a mulher que veste suas ideias frequenta os melhores resorts do planeta. É possível afirmar que ela tem um pezinho nos anos 1960 – a supermodelo Twiggy, se viva fosse, ficaria espantada ao notar que a moda da década que lhe rendeu fama pode ser pra lá de careta. Adriana é puro luxo. Não o desgastado e alardeado por aí. É o luxo simples de quem sabe que a simplicidade é sempre boa aliada da alegria e de quem tem estilo de sobra para oferecer.
Como não se sentir acolhida(o) pelas múltiplas cores das lindíssimas estampas que nos remetem à natureza do nosso país continental e multicultural?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ficarei muito feliz com suas contribuições através dos seus comentários, sugestões e críticas.