Carmem Miranda |
Olá pessoal
Um grande abraço e um 2017 muito próspero e feliz para todos os leitores e leitoras do meu blog.
Gostaria de retomar o assunto que mais me levou às leituras e pesquisas e, sobretudo, a criação deste blog: identidade cultural na moda.
Uma das minhas grandes preocupações no mundo da moda ainda é a forte influência europeia/asiática sobre as principais marcas do vestuário do planeta, ditando regras de toda ordem, taxando preços e tendências.
Para aprofundarmos um pouco mais nessa reflexão, fiz um pequeno recorte de um artigo que gostaria de compartilhar com vocês.
Por Julia Picoli
Docente no curso de Moda da Feevale e consultora de produto de Moda
No contexto do mercado de moda no Brasil contemporâneo existem marcas que continuam replicando a moda e a cultura internacional, tendo dificuldades de diferenciar os produtos. Uma forma de distingui-los é a criação de peças por meio de coleções de moda que utilizam uma temática central para o desenvolvimento de peças harmônicas e autorais.
O processo da criação de uma coleção de moda deve ser coerente e contemplar os seguintes aspectos: perfil do consumidor, identidade ou imagem da marca, tema-conceito e proposta de materiais. O desenvolvimento dos produtos também se dá pela coordenação da coleção, que vai desde a escolha de cores, matéria-prima, modelagem e confecção, com o propósito de averiguar se em todas as etapas foi, efetivamente agregado valor à composição, conferindo assim identidade aos artigos de moda no Brasil.
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