Estilista é aquele que, na moda, cria coleções de roupas e acessórios, exercendo forte influência sobre a maneira como as pessoas se vestem e criando tendências de mercado. Ser estilista, não é apenas ser desenhista de moda, e sim criar um vestuário adequado a cada tipo de pessoa.
Além de criatividade, esse profissional precisa ter uma visão global do mundo, com conhecimentos de sociologia, modelagem, desenho e história do vestuário. É inegável que a moda brasileira ainda assimila tendências europeias, mas nossos estilistas procuram cada vez mais encontrar uma linguagem própria, adequada ao mercado brasileiro.
Nem só de desfiles e figurinos glamourosos vivem aqueles que trabalham com moda. A área administrativa também recruta profissionais capazes de lidar com produção,custos, controle de qualidade e vendas. Isso vem ocorrendo desde a década de 1950.
Com o advento da produção em massa, as roupas tradicionais, feitas à mão, foram substituídas pelos trajes de confecção industrial. Surgiu, então, o setor de negócios da moda, que vive hoje momentos de grande ebulição.
A especialização em moda é recente. O profissional de moda tanto pode seguir pelo variado mundo do design como optar pela área de negócios, que exige bons conhecimentos de marketing. No primeiro caso, as oportunidades se concentram em setores variados: desenho de moda, de estamparia e de acessórios; compras;vitrinismo e design de interiores de lojas; desenvolvimento; coordenação; produção e gerência de produtos da indústria têxtil e de pequenas confecções; estilismo; criação de figurinos para cinema, teatro e televisão; consultoria de moda; desenvolvimento de coleções têxteis e de vestuário; modelagem; pesquisa de novos materiais e organização de lançamentos de coleções.
Quem preferir tratar dos negócios da moda encontrará boas chances de trabalho em confecções, fiações, malharias, tecelagens, indústrias de aviamentos e acessórios, lojas de departamento, franquias, assessorias e consultorias de moda, produção artística e publicitária, importadoras e exportadoras do ramo têxtil, imprensa especializada, indústrias químicas, feiras e salões de moda.
O setor têxtil e de confecções é um dos grandes geradores de empregos no Brasil, atraindo profissionais especializados não só em estilismo, mas também em gerência e planejamento de produtos. Como ainda é uma carreira com especializações novas, falta pessoal qualificado. Portanto, as perspectivas de crescimento da oferta de vagas são promissoras. O salário médio inicial pode variar entre 1,5 mil reais e 2 mil reais – um patamar considerado alto para principiantes em qualquer profissão.
No Brasil, a duração do curso é de dois anos no mínimo, e oito anos no máximo.
Design de moda
Design de moda é a arte da aplicação do design e da estética ou a beleza natural de roupas e acessórios. O design de moda é influenciada por latitudes culturais e sociais, e variam ao longo do tempo e lugar. Os designers de moda trabalham de várias maneiras no desenho de vestuário e acessórios, por causa do tempo necessário para colocar uma peça de vestuário no mercado e têm por vezes que prever a evolução dos gostos dos consumidores.
O curso também, pode promover o designer em varias áreas, como O trabalho em empresas, lojas, por conta própria entre outras formas de trabalho. Esse trabalho requer muita atenção para saber o que está na "Moda", porém não necessariamente se trabalha com a produção de roupas, o designer pode trabalhar com fotografia, com consultoria, com produção de desfiles (nessa área, geralmente, a lucratividade é maior quando o designer de moda é chamado apenas para coordenar o trabalho).
Há um grande crescimento de mercado para um profissional de design de moda, uma vez que a demanda por produtos relacionados ao mundo da moda cresceu progressivamente nos últimos anos. Atualmente, como o profissional não atua somente na produção de roupas, a procura para se ter um designer de moda é cada vez maior. Apesar da concorrência acentuada, um designer pode facilmente se destacar dos outros profissionais pela criatividade. O mercado tem procurado profissionais que tenham bastante prática, por isso estar sempre em contato com a profissão é muito importante.
O mercado de design de moda, na profissão de fotógrafo, pode vir a pagar de R$15,000 a 25,000 por cada trabalho ou desfile. E uma coisa boa, é que essa parte do design não é tão procurado pelo fato de muitas pessoas não gostarem de fotografia. O que abre muito as portas para o designer. Os designers de moda tentam desenhar roupas que são funcionais, bem como esteticamente agradáveis. Eles devem considerar que é possível vestir a roupa e as situações em que será usada. Eles têm uma grande variedade de combinações de materiais para trabalhar e uma ampla gama de cores, padrões e estilos para escolher. Embora a maioria das roupas usadas para o dia-a-dia fique em uma estreita faixa de estilos convencionais, as roupas incomuns são geralmente procuradas para ocasiões especiais, tais como os vestidos de festas.
Algumas roupas são feitas especificamente para um indivíduo, como no caso da alta-costura ou alfaiataria sob medida. Hoje, a maioria das roupas são projetadas para o mercado de massa, especialmente casual e dia-a-dia.
Alexandre Herchcovitch é um dos estilistas mais famosos, tanto no Brasil quanto internacionalmente. Ele nasceu e cresceu na cidade de São Paulo e seu contato com a moda começou através do convívio com sua mãe Regina, que ensinou os princípios básicos da costura. Um tempo depois, Alexandre já trabalhava em ofícios de costura com a ajuda de sua mãe.
Biografia
Alexandre Herchcovitch nasceu e cresceu na metrópole de São Paulo, no seio da comunidade judaica ortodoxa paulistana.
Seu contato com o mundo da moda começou desde cedo em sua vida, com o convívio com sua mãe Regina, que o ensinou princípios básicos de costura. Aos dez anos, dava palpites sobre as roupas que a mãe, dona de uma pequena confecção de lingeries, vestia. Com a ajuda da mãe, aprendeu a trabalhar os ofícios da costura, trabalhando com a tesoura, agulha e linha. Aos 16, costurou um vestido de organza.
Em 1993, aos 22 anos, Herchcovitch concluiu a faculdade de Moda, na Faculdade Santa Marcelina, e obteve sucesso em seu desfile de formatura.
Além da moda, o estilista é um personagem da noite paulistana. Atua como DJ em diversas festas no Brasil (destancando os clubs D-Edge - noite On The Rocks, Glória - noite Alelux, Ultralounge - noite Delight), tocando hits dos anos 80 e 90. Fez pequenas aparições na TV, como uma pequena participação na novela da TV Globo "Desejos de Mulher", em 2002 e na série "Garota Fantástica", do Fantástico, em 2009. Em 2010, apareceu em programas de moda na MTV, e virou jurado do Garota Fantastica.
No dia 27 de julho de 2013, Herchcovitch casou com seu companheiro Fabio Souza.
No ano de 1993, Alexandre concluiu sua faculdade de Moda e sua trajetória na moda brasileira foi construída em pouco mais de dez anos de carreira. Esse estilista paulistano cria a cada ano cerca de 4 coleções para a própria marca e apresenta essas coleções em semanas de moda importantes, tanto em Nova York quanto no Brasil. Hoje em dia, além das suas coleções, Alexandre também trabalha como mentor no programa Projeto Fashion, exibido pelo canal Bandeirantes.
Moda, estilo e design
Sua trajetória na moda brasileira foi construída em pouco mais de dez anos de carreira, sendo que a marca e o estilista Alexandre Herchcovitch obtiveram uma grande repercusão e reputação no mundo da moda brasileira e internacional.
O estilista paulistano Alexandre Herchcovitch cria anualmente 4 coleções para a própria marca, criações de produtos licenciados para diversas empresas, desfila suas coleções na Semana da Moda - 7th on Sixth, em Nova York, e duas vezes por ano no São Paulo Fashion Week. Ele tem 4 lojas no Brasil e uma loja no Japão, além da loja virtual.
Em 2002, Herchcovitch assumiu a direção de criação da Cori, com a missão de rejuvenescer a clássica grife, que, com uma nova cara, ingressou no São Paulo Fashion Week.
O estilista assumiu em 2006 a direção da Faculdade de Moda da FMU, em São Paulo. E ainda lançou recentemente um concurso de modelos, na tentativa encontrar alguém que representasse a "beleza brasileira".
Isso tudo sem contar a diversidade de produtos que tem criado em parceria com grandes marcas: calçados para a Democrata, jóias para a Dryzun, meias e cuecas para a Lupo, fundos de tela de telefones celulares para a Motorola, sandálias para a Melissa, cadernos para a Tilibra, Óculos para a grife brasileira Chilli Beans. Uma dessas parcerias, com a Hello Kitty, chamou a atenção da cantora Björk, que saiu na revista francesa Art Actuel em 2003, vestindo uma camiseta com a estampa de Carmen Miranda.
Herchcovitch também trabalhou na Zoomp e na Ellus. Atualmente, tem quatro lojas próprias, desenha modelos exclusivos em seu ateliê, exporta a linha jeanswear para os Estados Unidos e Reino Unido.
Em Outubro de 2007, estreou como jurado do programa Brazil's Next Top Model do canal a cabo Sony. No programa, ele concedia dicas de moda e julgava as aspirantes a modelo.3
Alexandre Herchovich também criou os uniformes do Mc Donald's Brasil em 2006.
No final de 2007, Herchcovitch encerrou seu contrato com a Cori e voltou para a Zoomp, apresentando sua coleção de reestréia no São Paulo Fashion Week outono-inverno 2008. Herchcovitch é diretor de criação do SENAC.
Em 2011, trabalhou como mentor no programa Projeto Fashion transmitido no Brasil pelo canal Band.
Em dezembro de 2014, entrou para a lista do FFW dos 50 brasileiros mais estilosos da moda.
Lino Villaventura - Um artista com múltiplos estilos; um gênio da alta-costura.
É incrível como os estilistas são tão diferentes e aos mesmo tempo tão geniais nos seus trabalhos de criação, inovação e estilo. As apresentações de Villaventura lembra mais uma exposição de artes. Um verdadeiro espetáculo em forma e estilo na passarela. Um orgulho para o nosso país. Um ícono internacionalmente reconhecidos. Antônio Marques dos Santos Neto, ou melhor, Lino Villaventura é um estilista brasileiro nascido em Belém no ano de 1951. Iniciou sua carreira com seus 20 anos, lançando em Fortaleza a sua marca que leva o seu nome. Tempo depois, Lino já ganha espaço tanto nacionalmente quanto internacionalmente, lançando suas coleções e com suas próprias lojas.
Além de estilista, Lino é figurinista de cinema e teatro, aonde prepara as roupas de elenco de peças e para atores importantes no cinema. Já desenhou roupas exclusivas para grandes personalidades e hoje mantém suas lojas em São Paulo e em Fortaleza, onde tudo começou.
Começou sua carreira em 1978 e em 1982 lança em Fortaleza a marca "Lino Villaventura" em parceria com Inez Villaventura. Já em 1987 participa de eventos e exposições nacionais e internacionais mostranto seu trabalho.
Outra faceta do trabalho do estilista é como figurinista de cinema e teatro. Entre outros, fez os figurinos dos filmes Bocage, o Triunfo do Amor e das peças teatrais Dorotéia e uma Farsa Irresponsável em Três Atos, de Nelson Rodrigues, que lhe valeu uma indicação ao Prêmio Shell de Teatro de 1996.
Desenhou roupas exclusivas para personalidades como Xuxa e Hebe Camargo. Além disso fez roupas exclusivas para a boneca Barbie
Giácomo Lombardi
Nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, Giácomo Lombardi é além de estilista, compositor, arranjador e tecladista brasileiro. Fundador de uma das maiores marcas do Brasil, a Vide Bula, Giacomo ficou conhecido pelo seu trabalho na banda de rock progressivo Saecula Saeculorum. Desde pequeno se envolveu com a música, sempre tocando e aprendendo com seu pai, que era maestro, entre outras especialidades.
Giácomo deixou a música nos anos 80 e decidiu fundar com a irmã, seu cunhado e também sua esposa, a marca de roupas Vide Bula, que em pouco tempo atingiu o sucesso nacional com peças arrojadas e modernas. Em 1985, Giácomo pode conferir peças de sua grife vestidas pelos astros Nina Hagen e Rod Stewart, que vieram ao Brasil para realizar show na primeira edição do Rock in Rio. Biografia
Giacomo Lombardi (Belo Horizonte, Minas Gerais) é um compositor, arranjador e tecladista brasileiro. É também um dos fundadores e donos da marca de roupas Vide Bula.
Filho de uma família de imigrantes italianos, desde pequeno envolveu-se com música, tocando e aprendendo com seu pai, que era maestro, professor de música e multiintrumentista. Desenvolveu grande familiaridade com o piano e aos doze anos já dava aulas de música e compunha, começando também, nos anos sucessivos, sua carreira na noite. As aulas e os shows foram uma fonte de renda para a família, que não possuía muitos recursos.
Deixou os palcos na década de 1980 para fundar, com sua irmã - a designer e também musicista Roberta Navarro -, seu cunhado - o advogado e empresário Roberto Navarro - e também sua esposa Adriana Rios Lombardi a marca de roupas Vide Bula, que logo atingiu sucesso nacional com roupas ousadas e arrojadas desenhadas por Roberta e Giacomo quando, em 1985, Nina Hagen e Rod Stewart vieram ao Brasil para tocar na primeira edição do Rock in Rio e vestiram as roupas da marca.
Lombardi participou do retorno aos palcos do Saecula Saeculorum, ao lado de Marcus Viana, em 2007.
Vide Bula
Ano de criação: 1982
Local: Belo Horizonte (MG)
Site oficial: www.videbula.com.br
Da redação
Em 22 anos de atividades, a Vide Bula conquistou definitivamente o concorrido mercado de jeanswear ao traduzir com originalidade as atitudes jovens.
A marca traz a irreverência das criações de Giácomo Lombardi, que em 1980 trocou os palcos e a banda de rock pela moda, associando-se à irmã Roberta e ao marido dela, Roberto Navarro, ambos também ex-músicos. O casal, que desde os anos de 1970 comercializava produtos importados em Belo Horizonte, havia recém convertido suas lojas em butiques onde vendiam as peças que Giácomo começava a criar, aderindo a uma tendência da época e fugindo das altas taxas de importação que inviabilizavam o negócio.
Glória Coelho
Glória Coelho é uma estilista brasileira nascida em Pedra Azul, Minas Gerais, que em 1974 fundou a marca G, antigo nome da grife que passou a levar o seu próprio nome. Casada com o também estilista Reinaldo Lourenço, Gloria teve um filho que hoje segue os mesmos passos do pai, se lançando atualmente como estilista e que hoje é o único brasileiro a integrar o calendário de moda de Paris.
A estilista Glória Coelho possui lojas com sua marca no Brasil e, também exporta para outros países da Europa, América e Ásia. Atualmente, Gloria Coelho faz parte do Morumbi Fashion e participa, oficialmente da São Paulo Fashion Week.
Histórico
Glória Coelho é uma estilista brasileira. Nascida em Pedra Azul, Minas Gerais, estudou moda no Studio Bersot em Paris. Retornou ao Brasil em 1974 e lançou a primeira coleção da G, antigo nome de sua grife. Casou-se com seu ex-assistente e hoje estilista Reinaldo Lourenço.O filho do casal, Pedro Lourenço, seguiu os passos dos pais e também se lançou como estilista com apenas 12 anos.
Carlota Joakina é a sua segunda linha de roupas direcionada para o público jovem.
Em dezembro de 2014, entrou para a lista do FFW dos 50 brasileiros mais estilosos da moda.
Pedro Lourenço
Pedro Lourenço é filho dos também estilistas Glória Coelho e Reinaldo Lourenço, seguindo os passos dos pais. Com apenas 12 anos de idade, Pedro assinou a sua primeira coleção e, em 2010 com apenas 19 anos, apresentou uma coleção no Paris Fashion Week, a mais famosa semana de moda que ocorre em diversas partes do mundo.
Em 2005, Pedro lançou oficialmente sua grife no SPFW, grife essa que leva seu nome. Após alcançar o sucesso em sete coleções, onde desenhava pra grife Carlota Joaquina, também de sua mãe, Pedro tinha resolvido abandonar a carreira e seguir com os estudos, preparando inclusive um desfile de despedida no ano de 2006.
Glória Coelho e Reinaldo Lourenço e Pedro Lourenço (o filho)
Pedro Lourenço é um estilista brasileiro. Apresentou uma coleção no Paris Fashion Week em 2010 aos 19 anos de idade. Assinou sua primeira coleção com apenas 12 anos de idade, em 2003. O adolescente fez sua estréia profissional no mundo da moda criando da Carlota Joakina, a segunda marca de Glória Coelho, sua mãe. Ele é fruto do casamento de Gloria com o estilista Reinaldo Lourenço. Na edição de inverno 2005 do São Paulo Fashion Week, Pedro Lourenço lançou oficialmente a sua grife, que leva o seu nome. Mesmo com o sucesso alcançado em sete coleções (desde quando começou a desenhar para a Carlota Joakin), Pedro Lourenço tinha resolvido abandonar a carreira, fazendo um desfile de despedida na 21ª edição do São Paulo Fashion Week em julho de 2006. Aos dezesseis anos, o jovem estilista se afastou do processo criativo e planejava concluir os estudos no ensino médio, estudar francês e, na sequência, cursar faculdade de História da Arte, na França.
Em maio de 2014, Pedro Lourenço fez uma parceria com a rede de cosméticos M.A.C.1
Pedro fez sua grande reestreia nas passarelas do São Paulo Fashion Week em março de 2014.
Pedro Lourenço | Cruise 2015 Full Fashion Show | Exclusive
A modelo mais bem paga do mundo, Gisele já cruzou as fronteiras de sua profissão e hoje em dia é uma celebridade global que atua na moda, no cinema, em diversas campanhas publicitárias e em projetos pessoais.
Foi descoberta no concurso “Elite Model Look” 1994, quando foi uma das finalistas mundiais, mas foi em 1996 que começou sua carreira de sucesso, tendo como padrinhos a dupla Dolce & Gabbana e o fotógrafo Mario Testino. Em 2000, foi considerada pela “Rolling Stone” americana “a mulher mais linda do mundo” e decretada “modelo do ano” por Anna Wintour. Hoje, com dois filhos e uma carreira mais do que consolidada, desfiles e campanhas não são sua prioridade. Mesmo assim, de vez em quando ela faz participações especiais para marcas como Louis Vuitton, Dolce & Gabbana, Versace e Balenciaga. Gisele já estampou mais de 500 capas de revistas e foi eleita uma das “100 mulheres mais influentes do mundo” pela revista “Forbes”.
A gaúcha de Horizontina tem vários produtos com seu nome no Brasil, incluindo uma linha de sandálias para a Ipanema e uma marca de lingerie. Nosso maior ícone de moda, orgulho nacional. Fonte: http://ffw.com.br/models/gisele-bundchen/
BIOGRAFIA
Nome: Gisele Caroline Bündchen
Idade: 30 anos (20/07/1980)
Naturalidade: Horizontina (RS), Brasil.
Signo: Câncer
Status: Casada com Tom Brady
Gisele Bündchen nasceu em Horizontina, Rio Grande do Sul, em uma família de descendentes de alemães. Ela possui cinco irmãs, incluindo uma irmã gêmea chamada Patrícia. Quando era adolescente, seu sonho era ser jogadora de vôlei, mas em 1994, aos 14 anos, Gisele foi descoberta por olheiros em um shopping em São Paulo. Ela participou de um curso de modelos em Horizontina porque queria melhorar sua postura ao andar. O curso terminava com uma excursão por Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, onde ela foi convidada a fazer seu primeiro book em uma agência de modelos. Depois, Gisele participou de um concurso e se classificou entre as dez finalistas, resultado que a levou a se mudar para São Paulo e investir na carreira.
Em 1996, ela viajou pela primeira vez a Nova York, dando início à sua longa carreira de sucesso internacional. Em 1999, Gisele apareceu na capa da revista Vogue nos meses de julho, novembro e dezembro, além de ganhar o prêmio de Modelo do Ano no evento VH1/Vogue. Ela também foi eleita a Modelo do Ano pela revista Vogue e a Garota mais Linda do Mundo pela Rolling Stone no ano de 2000. Além de modelo, Gisele já se aventurou em outras áreas, trabalhando como atriz nos filmes “Táxi”, em 2004, e “O Diabo Veste Prada”, em 2006. Ela também já foi VJ da MTV Brasil, apresentadora do programa “Al Dente” em 1996 e do evento VH1/Vogue Fashion Awards em 2000. Gisele foi chamada para ser a apresentadora da versão brasileira do reality show americano “America’s Next Top Model”, mas recusou o convite.
Gisele Bündchen namorou o ator americano Leonardo DiCaprio de 2001 a 2005, com algumas idas-e-vindas. Após o término da relação, ela teve um romance rápido com o surfista Kelly Slater, até que no fim de 2006 começou a namorar o jogador de futebol americano Tom Brady. Quando eles se conheceram, em uma festa, Brady tinha terminado recentemente seu namoro com a modelo Bridget Moynahan, que poucos meses depois revelou estar grávida do jogador. Gisele e Tom se casaram em fevereiro de 2009 em uma cerimônia realizada em uma pequena igreja católica em Santa Mônica, na Califórnia. Contudo, o casal realizou um nova cerimônia na Costa Rica, em abril do mesmo ano. Oprimeiro filho do casal, Benjamin, nasceu em dezembro de 2009 em Boston, nos Estados Unidos.
Gisele ficou famosa no mundo da moda por ser considerada uma “modelo sexy”, quebrando a tendência até então existente de que as modelos precisavam ser muito magras e às vezes até com um aspecto pouco saudável. Chamada por muitos de “übermodel”, Gisele já viveu momentos polêmicos em sua carreira. Um deles ocorreu quando manifestantes do Peta (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais) invadiram a passarela enquanto Gisele desfilava pela Victoria’s Secret para protestar contra uma campanha que ela fez para uma fabricante de peles de animais. A segunda polêmica surgiu quando a modelo questionou algumas regras da Igreja Católica em uma entrevista, defendendo o uso de preservativos e o aborto.
A modelo também usa sua fama e sua imagem para defender causas sociais, como combate á Aids, principalmente na África, e para a preservação da Floresta Amazônica, com a qual ela contribui doando uma porcentagem dos lucros da venda de sua linha de sandálias fabricadas no Brasil. Ela também já doou todo o seu salário de uma semana de desfiles feitos na São Paulo Fashion Week para o programa federal Fome Zero, do governo Lula. Em setembro de 2009, Gisele passou a ser Embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas para questões relacionadas ao Meio Ambiente.
Gisele Bündchen foi descoberta quando tinha 14 anos, dando início a uma carreira de sucesso internacional como modelo. Seu currículo inclui anúncios e desfiles para diversas grifes renomadas, como Zara, Victoria’s Secret, Yves Saint Laurent, Dolce & Gabbana, Christian Dior, Balenciaga, Versace, Givenchy, Guerlain, Louis Vuitton, Ralph Lauren, Valentino, Bulgari, Tommy Hilfiger e Colcci. Ela também já participou de campanhas para várias empresas e produtos, como Nivea, Vivo, Credicard, C&A, Volkswagen, Apple, relógios de luxo da Swiss e cosméticos da Max Factor. Ao longo de sua carreira, Gisele também foi capa de inúmeras revistas nacionas e internacionais, como Vogue, Marie Claire, W, ELLE, Allure, Esquire, Forbes, Vanity Fair, Veja e Rolling Stone, entre outras. A supermodelo estampou ainda o Calendário Pirelli em 2001 e 2006. No cinema, a modelo participou dos filmes “Táxi”, em 2004, e “O Diabo Veste Prada”, em 2006.
Foi durante anos o principal nome da Victoria's Secret, e já estrelou campanhas das principais maisons do mundo. Atualmente é garota-propaganda da Colcci, Calzedonia, Roberto Cavalli, Hope e Grendene. Gisele é considerada como a maior top do planeta há quase uma década, o que lhe rendeu o apelido de 'über-model', o que em alemão pode ser traduzido como a maior de todas. É também há quase uma década que é apontada no ranking da "Forbes" como a modelo mais bem paga do mundo. Ocupa o terceiro posto de 'a mais sexy' no 'Models.com'.
Quando eu estou "baixo-astral" quero ficar invisível. Tenho a impressão de que todo mundo está me vendo sofrer; então, uma das saídas é usar roupas que não chamam atenção. Leia essa matéria...
O EFEITO DE CADA COR
Algumas evidências científicas sugerem que a luz de diversas cores, que entra pelos olhos, pode afetar diretamente o centro das emoções. Cada um de nós responde à cor de uma forma particular. As pessoas tendem também a ser atraídas por certas cores, em virtude de alguns fatores determinantes. Sua escolha pode estar baseada em seu tipo de personalidade, nas condições circunstanciais de sua vida ou em seus desejos e processos mentais mais íntimos, profundos e até inconscientes. As pessoas não escolhem necessariamente uma cor porque ela é boa para si próprias, mas porque gostam da cor, mesmo que esta possa ser contrária às suas necessidades. Existem muitos testes psicológicos,que foram desenvolvidos para nos ajudar a conhecer mais sobre nós próprios, por meio do poder da cor. A atração forte de uma pessoa pelo vermelho indica o tipo de personalidade afirmativo e extrovertido, de alguém que tem vontade firme, enquanto a aversão a essa cor sugere um indivíduo tímido e provavelmente isolado da sociedade. As cores têm influências em nossos componentes físico, mental e emocional. Fonte: http://www.tci.art.br/cor/efeito.htm
A gerente de Marketing da marca, Deisi Pereira, relata que o c Explorando esses elementos em suas coleções, a Dumond tornou-se reconhecida por ser uma marca de moda brasileira contemporânea e a aceitação de seus produtos foi imediata, com notável preferência por modelagens coloridas e pelos saltos altos. As linhas destinadas aos demais países são as mesmas lançadas em território nacional. O mesmo acontece com as peças publicitárias. “A publicidade da Dumond sempre explora as cores e temas brasileiros e as campanhas usadas lá fora são exatamente as mesmas do Brasil. A única ressalva é o Oriente Médio, por restrições culturais às imagens femininas”, explica Deisi.
Do curtume à loja, entidades setoriais avaliam a questão Produzir moda com identidade requer componentes diferenciados e autênticos. Essa ideia é compartilhada pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) por meio do incentivo ao desenvolvimento de couros com aspectos vibrantes, diversificados e sustentáveis. “Com esses atributos entregamos nossa essência: a autenticidade”, sintetiza o presidente-executivo doCICB, José Fernando Bello. O núcleo de Moda e Design da entidade define que não são as características folclóricas que retratam a identidade de moda de um país. Da mesma forma como não vemos quimonos nas coleções japonesas, os produtos brasileiros não devem se restringir a penas coloridas. Nossa moda é expressa pelo amplo repertório cultural do Brasil. “Quando se fala de identidade, temos de considerar os aspectos imateriais, criativos e que são de resposta cultural”, defende Bello.
NA ESTEIRA - Acessórios caracterizados por bandeiras, araras ou praias não devem prevalecer nas criações de uma moda genuinamente ‘made in Brazil’. “O calçado brasileiro possui uma história muita rica para contar, portanto, podemos fugir dos estereótipos”, alerta o coordenador de Projetos da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Cristiano Körbes. “O design é uma grande ferramenta para fugir do mainstream dominado pelas grandes marcas internacionais. E é essa consciência que a Abicalçados busca disseminar”, complementa.
NA VITRINE - Já a Asssociação Brasileira dos Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac) avalia que o varejo ainda tem uma ligação muito forte com a moda internacional adaptada ao Brasil, mas também vê crescer a procura por produtos que fogem aos padrões globais. “É expressivo o número de consumidoras que procuram por produtos de design ou cores que lhes permitam sair do lugar comum. Os lojistas também estão atentos às marcas que oferecem modelos inovadores. Quando identificam produtos com este perfil, adquirem e os colocam à venda, que quase sempre supera expectativas”, declara o presidente da Ablac, Antoniel Lordelo. Calçados com elementos visuais diretamente ligados à brasilidade destacam-se no ponto de venda quando há eventos de grande representatividade, como ocorrerá nos períodos de realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas.