A gerente de Marketing da marca, Deisi Pereira, relata que o c Explorando esses elementos em suas coleções, a Dumond tornou-se reconhecida por ser uma marca de moda brasileira contemporânea e a aceitação de seus produtos foi imediata, com notável preferência por modelagens coloridas e pelos saltos altos. As linhas destinadas aos demais países são as mesmas lançadas em território nacional. O mesmo acontece com as peças publicitárias. “A publicidade da Dumond sempre explora as cores e temas brasileiros e as campanhas usadas lá fora são exatamente as mesmas do Brasil. A única ressalva é o Oriente Médio, por restrições culturais às imagens femininas”, explica Deisi.
Do curtume à loja, entidades setoriais avaliam a questão
Produzir moda com identidade requer componentes diferenciados e autênticos. Essa ideia é compartilhada pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) por meio do incentivo ao desenvolvimento de couros com aspectos vibrantes, diversificados e sustentáveis. “Com esses atributos entregamos nossa essência: a autenticidade”, sintetiza o presidente-executivo doCICB, José Fernando Bello. O núcleo de Moda e Design da entidade define que não são as características folclóricas que retratam a identidade de moda de um país. Da mesma forma como não vemos quimonos nas coleções japonesas, os produtos brasileiros não devem se restringir a penas coloridas. Nossa moda é expressa pelo amplo repertório cultural do Brasil. “Quando se fala de identidade, temos de considerar os aspectos imateriais, criativos e que são de resposta cultural”, defende Bello.
NA ESTEIRA - Acessórios caracterizados por bandeiras, araras ou praias não devem prevalecer nas criações de uma moda genuinamente ‘made in Brazil’. “O calçado brasileiro possui uma história muita rica para contar, portanto, podemos fugir dos estereótipos”, alerta o coordenador de Projetos da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Cristiano Körbes. “O design é uma grande ferramenta para fugir do mainstream dominado pelas grandes marcas internacionais. E é essa consciência que a Abicalçados busca disseminar”, complementa.
NA VITRINE - Já a Asssociação Brasileira dos Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac) avalia que o varejo ainda tem uma ligação muito forte com a moda internacional adaptada ao Brasil, mas também vê crescer a procura por produtos que fogem aos padrões globais. “É expressivo o número de consumidoras que procuram por produtos de design ou cores que lhes permitam sair do lugar comum. Os lojistas também estão atentos às marcas que oferecem modelos inovadores. Quando identificam produtos com este perfil, adquirem e os colocam à venda, que quase sempre supera expectativas”, declara o presidente da Ablac, Antoniel Lordelo. Calçados com elementos visuais diretamente ligados à brasilidade destacam-se no ponto de venda quando há eventos de grande representatividade, como ocorrerá nos períodos de realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas.
Fonte: http://www.fiec.org.br/portalv2/sites/sindcalf/home.php?st=exibeConteudo&conteudo_id=35329
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